(47) 3366-4746 (47) 99609-3957

Tire suas dúvidas

Criamos um canal com as dúvidas mais freqüentes no momento de realizar os exames laboratoriais.
Clique no tema desejado para ver a(s) pergunta(s) e a(s) resposta(s):

Água/Bebidas Alcoólicas

Beber água tira o jejum?

R: Não. Usar sempre com moderação. O uso excessivo pode interferir nos exames de urina.

O uso de bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

R: Sim, especialmente dos triglicérides. O ideal é ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica antes de fazer exames laboratoriais.

Esforço Físico

Exercícios como caminhar, correr, em academias ou de outra forma pode atrapalhar os exames?

R: Sim. Os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas, de preferência, após o repouso. Em conseqüência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.

Fezes

Para o exame de fezes é necessário jejum alimentar?

R: Não, mas alguns exames de fezes exigem dietas específicas. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. O importante é que o material tenha coleta recente, em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.

Jejum Alimentar

A falta pode interferir nos resultados dos exames?

R: Pode, principalmente no de triglicérides. É bom lembrar que nem todos os exames precisam ser feitos em jejum e que o tempo de jejum varia de acordo com o exame. Em contrapartida, um tempo de jejum muito prolongado também causa variações. Crianças, recém-nascidos e gestantes devem ter um prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo de cada situação clínica. Por isso, entre em contato pelo telefone 3366 4746 ou 3398 1194, para receber a melhor orientação sobre a necessidade de jejum para a coleta de material.

Menstruação

Mulher menstruada pode fazer exame de sangue? E de urina?

R: Durante a menstruação pode fazer qualquer exame de sangue. Para o exame de urina é melhor que se aguarde de 4 a 5 dias, após o término da menstruação para realizar a coleta de urina.

Retirada de Sangue

Por que, às vezes, quando se tira sangue para o exame o local fica roxo?

R: O nome dessa ocorrência é hematoma. Significa que houve extravasamento de sangue para fora da veia. Pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue.

Remédios

Remédios interferem em exames laboratoriais?

R: Alguns, sim. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise ao nosso atendente antes da coleta do material biológico para a realização do exame.

Urina

No caso de exame de urina, tem que ser a primeira da manhã?

R: Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, poderá ser colhida a segunda urina da manhã, todavia é necessário permanecer de 2 a 3 horas sem urinar.